domingo, 30 de janeiro de 2011

O Náufrago e O Urubu

O Náufrago
Na linha bruxuleante do horizonte, que dançava ao som do calor, uma figura dava seus últimos passos sob o sol escaldante. Aquela estrela que crianças gostam de pintar com um largo sorriso a iluminar flores e borboletas agora cozinhava impiedosamente os miolos do infeliz. Cada gota de suor evaporava antes mesmo de poder dizer "Ei, eu saí das suas glândulas sudoríparas para refrescá-lo".
Costumava ser um homem, mas agora mais se assemelhava a um morto vivo, imagem que os farrapos que antes eram suas roupas reforçavam. Era um monte de trapos sujos e velhos que, com dificuldade, respirava.
No limite de seus esforços, deixou-se cair na areia tórrida e, abrindo mão de suas últimas energias, arrastou-se até a miragem mais próxima, uma solitária árvore naquele mar de areia.
"Meu subconsciente é um sacana", pensou, já no abrigo. "Eu podia ter uma alucinação com uma cadeira reclinável à beira de uma piscina, sob um guarda sol colorido e garotas de biquíni me servindo limonada. Várias garotas de biquíni me servindo limonada. Mas tudo o que ele me dá é essa pequena árvore de sombra parca e sem fruto algum. Como eu me amo!". Verbalizando suas picuinhas com a Providência, gritou para o alto:

- Porque isso foi acontecer comigo? Porque justo eu?
- Tem gente que diz que foi culpa do destino, que já estava tudo programado. Outros responsabilizam a Deus, por deixar, em sua soberania, que coisas ruins aconteçam. E tem também aqueles não crêem em nada e preferem acreditar que o acaso ditou que estivessem aí onde você está. Ninguém se preocupa com o porque da vida, mas todo mundo tem sua teoria sobre porque estão morrendo. Acredite. Eu tenho muito experiência com gente morrendo.

O moribundo, deitado de costas na areia, levantou os olhos e virou o pescoço para ver, em um galho rebeldemente afastado da copa, retorcido como sonhos de um bêbado, uma ave negra e careca. Falando alto com o seu subconsciente, reclamou:

- Garotas de biquíni... eu pedi garotas de biquíni! Não urubus falantes...


* * *

O Urubu
- Existe alguma chance de que você vá me trazer uma limonada? – perguntou o náufrago de terra firme.

A ave apenas inclinou a cabeça para um dos lados, fitando-o.

- Creio que isso seja um não.

O urubu, mesmo não sendo um anu, anuiu. Depois, com um tom de quem puxa conversa informalmente na festa de fim de ano do escritório (que vestido lindo, onde você comprou?), perguntou:

- O que o traz aqui?
- Nada que lhe interesse – respondeu o homem, olhando para os lados, parecendo procurar algo.
- Ah... essas coisas sempre me interessam... – continuou o saprófago – não tenho muito com quem conversar por aqui.

Os dois se olharam e a comida viu que o comedor realmente parecia interessando.

- Olha, vou ser sincero contigo – começou o infeliz – mamãe me ensinou a não conversar com alucinações. Não tenho porque perder tempo batendo papo comigo mesmo.
- Hum. Se você acha que eu sou uma alucinação – o urubu inclinou-se para ele, falando em um tom misterioso de quem conta, em um funeral, que o suicídio foi, na verdade, assassinato – então você já está morto a mais tempo do que imagina...


* * *

Sobre a realidade I
“Você acha que eu sou uma alucinação porque falo e, como vocês humanos adoram saber, urubus não falam. Logo, aquilo que não é normal só pode ser fruto da sua mente desidratada e com insolação. Você pensaria o mesmo, pelo mesmo motivo, se visse uma vaca voando, ou o Rubinho Barrichello vencendo uma corrida.

“Durante a sua vida, você aprende que certas coisas são normais e outras, não. Você aprende que urubus não falam, que vacas não voam. Isso faz parte da sua concepção de mundo, e qualquer coisa fora dessa é considerada irracional e, portanto, alucinação.

“Ora, se o método usado para classificar um fato como ‘estranho’ ou ‘normal’ é compará-lo com as experiências já vividas, ou seja, outros fatos, só que mais antigos, o que garante que esses outros fatos passados tenham sido classificado corretamente? Afinal, não há outros fatos antes desses para comparar.

“Se, ao nascer, você convivesse com urubus falantes, você não me consideraria uma alucinação. Quando não há experiências passadas, nada é estranho.

“Mas aí está você. Nunca viu um urubu falar e por isso me acha errado. O erro, entretanto, está em você acreditar que sua ínfima experiência de vida pode lhe dar alguma segurança de discernimento entre a verdade e a loucura. 

"E o erro não se restringe a este momento, ou apenas a você. Todos os humanos estão mortos, pois nunca estranharam a vida.

"Se você acha irreal aquilo com que não conviveu na realidade, o que dizer da própria realidade? Se eu sou uma alucinação porque você, na sua existência, nunca viu um urubu falar, o que dizer da própria existência? Não seria ela a mais estranha das coisas?

"Um homem, ao acordar misteriosamente em uma ilha, certamente estranharia sua situação. Ele não sabe como foi parar ali, e muito menos qual deve ser sua atitude. Se descobre então que, na mesma ilha, reside uma tribo de selvagens, não há dúvida que os trataria com receio e evitaria adquirir seus costumes.

"Ora, vocês, humanos, acordam na ilha da existência sem saber como chegaram ali. Entretanto, ao invés de estranhar a vida, de considerar a realidade o mais misterioso dos milagres, simplesmente unem-se à sociedade e adotam seus costumes selvagens sem questionamento. 

"Se você não acha a vida algo diferente, estranho, se sair da não-existência para a existência não tem nenhum significado para você, então continua morto. E eu posso dizer que nunca encontrei um humano vivo."


* * *

Sobre a realidade II
"Quando vocês, mortos, não questionam a realidade, tornam-se facilmente iludidos. Não percebem que o universo é uma grande incógnita.

"Ao sonhar, você não sabe que aquilo que está vendo e sentindo é apenas uma criação da sua cabeça. Tudo parece real, e você acredita naquilo. Assim também, nossa mente é enganada em um truque de mágica bem sucedido: Nossos sentidos nos fazem crer em algo que nossa razão diz ser impossível.

"Por isso, os sentidos, que são suas portas para o conhecimento da realidade, são dúbios, e, assim, a própria realidade é dúbia.

"Como saber se a realidade não é apenas um sonho? Ou um truque de mágica? Sei que isso parece uma letra do Patati/Patatá, mas é porque a existência é uma piada mesmo.

"Você não pode confiar em uma pessoa apenas porque ela diz "Pode confiar em mim, eu não minto", afinal, essa afirmação pode ser uma mentira. Da mesma forma, você não pode provar a existência da realidade pois todos os seus argumentos estarão pautados na realidade. É um raciocínio circular.

"Claro que, se aquilo que vemos, ouvimos, sentimos, etc, é apenas uma ilusão, deve haver uma realidade superior à nossa da qual desconhecemos. Assim como, em um sonho, o sorvete que comemos é ilusão, mas o travesseiro em que dormimos pertence à uma realidade superior. Você pode chamar a realidade superior de "matrix", "deus" (seja qual for ele), "paraíso" ou "Jonas Brothers". A não ser que você seja agnóstico. Aí você não chama de nada.

"Porém, mesmo que conseguíssemos entrar na realidade superior, essa estaria submetida ao mesmo problema que a inferior: tudo que usássemos para provar sua existência concreta dependeria da sua existência concreta - o raciocínio circular.

"Desse modo, nunca saberemos qual realidade é a verdadeira. Se depender da certeza, haverá uma cadeia infinita de realidades dúbias. Por isso eu acho uma perda de tempo procurar saber se nossa existência é uma ilusão e apenas existo, sem medo de me iludir.

"Concluindo, porque o texto está ficando longo e as pessoas não gostam de ler textos longos, muito menos os filosóficos, está aí: 1 - Estranho e concreto são termos relativos e 2 - A realidade em si é estranha.


* * *

Recreio
- Puts - o homem desabafou - de todos os urubus maníacos falantes que existem, ou melhor, não existem, eu tinha que ficar logo com um que lesse Descartes?

O urubu espirrou, e seu espirro soou como "Berkeley".

- Agora que já está decidido que você não tem um motivo racional para não conversar comigo... - Continuou a ave - o que o traz aqui? 
- Esqueça! Mesmo com toda essa baboseira solipsista e racionalista, nós não temos intimidade para esse tipo de conversa. Não tem lógica eu gastar meus últimos minutos relembrando mágoas. 
- Credo! - o pássaro o olhou com uma expressão de repulsa, algo bem incomum para um urubu - Você não tem pena dos leitores?
 - Hu?
 - Você acabou de listar dois conceitos abstratos. Isso significa mais dois tópicos enormes!

Já sabendo da dissertação que o aguardava, o homem deixou sua cabeça cair na areia, com uma expressão de tédio semelhante à que você deve estar fazendo agora, esperando que o vindouro batimento das botas o livrasse daquela aula de filosofia, assim como muitos estudantes hoje em dia.


* * *

Sobre a intimidade
"A intimidade é deixar-se exposto ao outro, o que é algo extremamente perigoso por motivos óbvios. Entretanto, faz parte da natureza humana ter companheiros com quem compartilhar suas privacidades. A escolha desses companheiros, portanto, parece ser o nosso motivo de impasse neste momento. Porque revelar suas intimidades a mim, que o conheço a tão pouco tempo?
"Ora, o motivo não podia ser mais claro. Com que ser, neste planeta, você poderia ter mais intimidade do que com aquele que o há de comer? Sim, eu, o animal que devorará suas entranhas, serei o mais íntimo dos seus companheiros. Não há relacionamento neste mundo mais privado, mais íntimo e profundo do que o nosso - pois seremos um, e você se perderá dentro de mim.

"Além disso, um conhecido meu, o velho Brás Cubas, já dizia que, na morte, não há motivo para mentir. Por isso o relato da sua vida deve ter sido a mais honesta das auto-biografias. Pena que o Machado de Assis levou todo o crédito. Quando, no seu caso, a perspectiva do game over está certa, perde-se os motivos para enganar, pois, se assim agimos durante a vida, é por medo de que a verdade nos danifique. Ora, se o maior dos danos é a morte, a que deve o morto temer se fala sinceramente?


* * *

Sobre a lógica
"A lógica, assim como a realidade, é duvidosa. Você, um primata que se orgulha de usar 10% do seu cérebro, acredita piamente que a razão é a medida de todas as coisas, que o certo e o errado, o real e a ilusão, são facilmente distinguidos com um pouco de raciocínio.

"Ora, se para provar a existência de algo é necessário usar a lógica, o que dizer da própria lógica? Para demonstrarmos que ela existe, teremos que nos apoiar nela mesma, o que nos levará a um raciocínio circular. Por mais redundante que pareça, 'a lógica só pode ser provada se ela existir'.

"O mais interessante é que qualquer falha em um universo ilógico seria admissível, pois as falhas só não são permitidas na presença da lógica. Assim, se você disser: "A lógica precisa existir, pois, se assim não fosse, tal coisa não estaria funcionaria da maneira que funciona", eu posso simplesmente replicar 'Sim, se a lógica não existir, realmente tal coisa não faria sentido. Entretanto, um universo ilógico não precisa que as coisas façam sentido'. E você quebraria a cara, de tão lógico que é meu argumento.

"E isso também foi surpreendente - a própria lógica me forneceu as ferramentas necessárias para mostrar que sua existência não é passível de prova. Ora, agir de tal maneira é totalmente ilógico, pois ninguém quer que sua condição de 'ser' seja duvidosa. Assim vemos que a lógica age de maneira ilógica, o que me convenceu de que ela realmente não existe. [Não levem este parágrafo a sério. É o urubu falando, não eu]


* * *

O anjo e o demônio
Não, o náufrago não morrera. Mas o leitor já está quase lá, então vamos matá-lo logo e terminar essa história.

Dizem que, momentos antes da morte, vemos toda a nossa vida passar diante de nossos olhos. Mas o nosso protagonista não se importava muito com clichês americanos, e por isso se reservou a dar uma espiada em sua infância. Lá estava a bicicleta vermelha, o balanço, os campos de flores... seriam violetas ou tulipas? Ele nunca soube a diferença. Também não sabia porque gastar seus últimos segundos com uma questão tão ridícula. Erguendo seus olhos aos céus, estava ouvindo "Also sprach Zarathustra" (aquela do "2001 - Uma Odisseia no espaço"). "Talvez morrer não seja assim tão ruim...", pensou, e, no ápice da música, o céu se abriu e uma escadaria desceu até a terra.

A terra também estremeceu, fendeu-se e revelou uma escada que levava até suas profundezas. De cada uma das escadarias chegou um ser, que, por agora, vocês já devem ter adivinhado quem são.

- Nefasto, puxa a ficha desse infeliz - falou o anjo.
- É pra já. Beleza Tição? - perguntou o diabinho.

O urubu cumprimentou-os com um gesto, como se fossem velhos conhecidos.

- Eu estou morto? - perguntou o homem.
- Hu... não tecnicamente. Nós estamos te olhando há umas duas horas pra completar o serviço e acabamos perdendo a paciência. Você se importa se nós formos adiantando as coisas? - respondeu o anjo, enquanto o demônio virava folhas freneticamente em uma pasta.
- Não, não. Vai em frente.
- Celeste, acho que temos um probleminha... não estou encontrando os papéis do réu.
- Cara...mba; e agora? Nossos superiores não vão gostar de saber disso.
- Vocês podem propor um teste pra ele. Se ele conseguir realizá-lo, vai pro andar de cima. Se não... - sugeriu a ave.
- Boa ideia. Que tal uma charada? - propôs o anjo.
- Hu... acho que a esfinge se sentiria plagiada. - respondeu o capeta.
- Um jogo de xadrez? - tentou o urubu.
- O Ingmar Bergman já gastou essa - suspirou o encardido.

E discutiram por um tempo realmente desconcertante.

- Bem... tem outra saída - concluiu o urubu, atraindo a atenção de todos.
- E qual seria? - perguntou outro, não me lembro qual.
- Se ele não morrer... não precisam decidir para onde ele vai.

Os dois seres antagônicos se entreolharam.

- Você vai prestar queixa?
- Não. Você?
- Prestar queixa do que? Não sei do que está falando. E você  aí, cara morrendo. A partir de hoje, você é imortal. Vê se não cria caso.


* * *

O fim
Na linha bruxuleante do horizonte, que aos poucos engolia o sol, uma figura se aproximava da cidade. Sua aparência cadavérica combinava com seu odor de morto. O náufrago, apesar de tudo, vivia.
Chegando finalmente em sua rua, todos os conhecidos se afastaram. As crianças deixaram de jogar bola, as velhas foram continuar o tricô dentro de casa. Até mesmo os bêbados e mendigos, e os mendigos bêbados, fugiram com repulsa.
Mas, sorrindo, ele declara:

- Tanto faz. Vocês não existem mesmo!

2 comentários:

Isabella Grobério disse...

vou ler isso mais umas três vezes (ou mais) para entender melhor. mas, isso é bem você. é aquela conversa que a gente teve num formato diferente. estou confusa, mas adorei. =)

Laély disse...

Não sei se é você que está muito profundo, ou se sou eu que estou muito rasa, mas, está no caminho certo.
Não desista de escrever, nem que lhe apareçam alucinações.
Beijo!