domingo, 2 de janeiro de 2011

A Beleza da Política

Depois desse jejum de um mês, o blog voltou à ativa. Aliás, jejum, só se for para os leitores, porque nessa "pausa para o recreio" eu devo ter engordado alguns quilinhos com a merenda. E que merenda! Açaí, jambu, tucupi, cupuaçu, pirarucu... nada melhor do que passar uns dias com a vó (esse meu netinho está muito magro... será que minha filha não sabe alimentar os pobrezinhos?).

Mas agora tratemos de assuntos menos nefelibatas (adoro essa palavra). Como hoje é o primeiro dia do governo da Mônica, digo, Dilma (dentuça, adora vermelho e tem um amigo que fala errado), as vozes na minha cabeça me mandaram escrever sobre política (vocês deviam ver quando elas me mandam ouvir Queen. O dia inteiro repetindo "Love of my life").

As eleições não só revelam canditados palhaços. Revelam o palhaço em cada um dos eleitores. Ouvimos não apenas analfabetismos políticos, como também lógicos.

Um exemplo: Estamos no 1° turno. Dilma já na frente, seguida por Serra e, "logo" depois, Marina. Para o jornal do 2º EM, o departamento de opinião, no qual eu estava incluso, fez uma pesquisa de intenção de voto com os estudantes. Era comum ouvir dos entrevistados que desejariam votar na Marina, mas que votariam no Serra para "fazer frente à Dilma". Ouvi professores dizendo isso. Credo.

"Vinde e arrazoemos". Marina tinha 15% dos votos válidos e Serra, 30%. Dilma, na torre de marfim petista, mantia-se acima dos 50%, segundo as pesquisas da Datafolha. Se todos os eleitores da Marina miraculosamente desistissem e votassem no Serra, mesmo assim Dilma ainda ganharia no primeiro turno. As porcentagens do candidato tucano e da candidata verde juntas não superavam a da petista. A ideia de deixar de votar na Marina para "fazer frente à Dilma" não funciona, pois não é o Serra que tem que subir, e sim a Dilma que tem que descer. A transferência de votos não pode ser Marina - Serra e sim Dilma - Serra.

Votando na Marina ou no Serra, Dilma com certeza ganharia no 1º ou no 2º turno. Não adianta abandonar a acreana para votar no Serra. Infelizmente, esse conceito furado de "fazer frente à Dilma" estava na boca todos. Se todos votassem em quem pensam ser mais adequado para dirigir a nação, e não em quem tem mais chance de ganhar "pra não perder o voto", Marina teria ganhado na minha escola. Ou empatado com o Serra, que ganhou em Santa Teresa com quase 70% votos (esqueci a porcentagem exata, mas finjam que é essa aí).

Mas fugi da escola antes de ver a primeira edição do jornal pronta. Então vamos desviar do assunto permanentemente.

O brasileiro tinha à sua frente duas opções (três, para quem gosta das causas perdidas) para escolher quem seria a próxima pessoa a estragar o futuro da nação. Era uma grande responsabilidade, mas eu acho que escolheram a mais capacitada.
Não me chamem de alienado, ignorante, ou seja lá o que for, por minha postura cética. Não sou antipolítico. Sou apolítico. Acredito tanto em plataformas quanto em Papai Noel, OVNI’s, saci ou a fada do dente. Tanto que, se fosse do meu jeito, a política teria um rumo todo diferente.
Para começar, por que temos candidatos tão feios? Basta olhar para os dois da vez: Serra e Dilma. Mesmo com o trato artificial que todo político ganha antes das eleições, não há como olhar para os dois e não questionar se vieram de um romance do Stephen King ou um filme do Alfred Hitchcock. Dá medo.
A solução é fácil. Ao invés de eleições presidenciais, teremos concursos de Miss Brasil, e a vencedora fica com o Palácio do Planalto por quatro anos. Não é perfeito?
Em encontros internacionais, nós, brasileiros, teremos o prazer de ter a representante mais badalada dessa grande festinha chamada mundo. Descolaremos uns tratados econômicos na maior moleza, sem ter que recorrer a reuniões chatas que ninguém assiste na TV Senado.
Claro que eleger uma modelo teria alguns efeitos colaterais um pouco... incômodos. A moratória da dívida externa, a falência do país, declarações de guerra, inflação orbital, etc. Mas quem é que se importa com isso, se nós temos uma Sara Carbonero brasileira na presidência da República?

E, como as vozes na minha cabeça reclamaram que eu não ponho imagens nos meus posts, aqui vai uma tudo a ver para concluir:
 
Maria Gloulart, "A primeira dama mais bela da história brasileira"
 

4 comentários:

Laély disse...

Falando em política, isso tudo é porque você é "apolítico"?!...

Unknown disse...

querido não existe , "apolítco ???? Cruzes!!!!!!
adorei ver vc de volta!

Alberto disse...

Pois é. Todo mundo estranhou o termo.
Mas a palavra existe mesmo. Eu chequei no Aurélio antes de postar.

Também adorei te ver, Dra. Marluce. Minha arcada dentária mandou lembranças.

Alberto disse...

Pois é. Todo mundo estranhou o termo.
Mas a palavra existe mesmo. Eu chequei no Aurélio antes de postar.

Também adorei te ver, Dra. Marluce. Minha arcada dentária mandou lembranças.